Category: 2000

Versão Iniciante 3.50 e Intermediário 4.70 (05/11/2000)

# Alterado o nome Linux para GNU/Linux nas principais partes do guia (Richard Stallman não gostaria disso… :-)

# Descrição da Página do projeto Debian-BR incluida na seção “Páginas de Referência” do capítulo “Ajuda”. Agradecimentos a Paulo Henrique Baptista de Oliveira pela descrição da página do Projeto Debian-BR

# Incluída a página do Contador Debian, um projeto que tem por objetivo contar o número de usuários Debian GNU/Linux no Brasil e em outros países de Idioma Português! Você recebe um número de identificação após o cadastro e pode também cadastrar seus computadores e realizar pesquisas para estatística de usuários e máquinas Debian! As estatísticas são divididas em diversas categorias que permitem fazer uma pesquisa bem ampla. Agradecimentos a Gustavo Noronha pela descrição do contador Debian.

# Incluída a lista de discussão “debian-news-portuguese” na seção “listas de discussão” do capítulo “Ajuda”. A função desta lista é divulgar as noticias relacionadas a Debian em Português! Agradecimentos a Gustavo Noronha pela descrição da lista debian-news.


Intermediário – Versão 4.70 (05/11/2000)

* Modificação da seção “Criando um sistema de arquivos ext2 em um arquivo” no capítulo discos (o número de dispositivos loop padrão são 8 e não 7…). Agradecimentos a Cristopher Simon

* Melhorias na listagem dos 850 programas para GNU/Linux.

* Inclusão dos comandos lsattr e chattr no capítulo “Comandos Diversos”.

* Modificação da seção “Criando um sistema de arquivos swap em uma partição no capítulo “Discos”. A partição swap que tem um número de prioridade maior é acessada primeiro (e não a menor) e complementação do texto.


Iniciante – Versão 3.50 (05/11/2000)

* Modificação da seção “Aviso de Comando (Prompt)” no capítulo “Explicações Básicas” (as teclas de atalho CTRL+U estavam repetidas).


Versão Iniciante 3.45 e Intermediário 4.50 (07/09/2000)

# Modificação da seção “Execução de Programas/Tipos de execução de comandos/programas” (acrescentada uma observação para execução de programas em segundo plano).

# Mudança do nome da seção “Iniciante/O que é assumido” para “Pré-requisitos para a utilização deste guia”.

# Adicionada a lista de discussão “debian-news-portuguese” na seção “Listas de Discussão” do capítulo “Como obter Ajuda”.

# Inclusão da seção: “Usando a sintaxe dos comandos DOS no Linux” no capítulo “para quem migrando (ou pensando em migrar) do DOS/Windows para o Linux.

# Inclusão da seção: “userdel” e “groupdel” em “Comandos de manipulação de Contas.

# Modificação da seção “kill” no capítulo “Execução de programas”

# Inclusão das seções “killall”, “killall5” e ¨Sinais do Sistema¨ no capítulo “Execução de programas”

# Inclusão das seções “Formatando disquetes”, “Formatando disquetes para serem usados no Linux”, “Formatando disquetes compatíveis com o DOS/Windows” e “Programas de Formatação Gráficos” no capítulo Discos.

# Modificação da seção “chmod” no capítulo “permissões de acesso”

# Modificação do inicio do capítulo “Explicações Básicas”

# Modificação da seção “Permissão de acesso octal” do capítulo “Permissões de acesso”, incluindo um método fácil e rápido para decorar as permissões de acesso octais.


Intermediário – Versão 4.50 (13/08/2000)

* Modificação da seção “Conectando-se a Internet” no capítulo “Internet” (acrescentados mais detalhes no final da seção).

* Modificação da seção “Número de Cores no ambiente gráfico” no capítulo “configurando”

* Correção da versão do LILO no capítulo “Gerenciadores de Inicialização”. Agradecimentos a Daniel –

* Modificação da seção “firewall” no capítulo “redes”

* Adição da minha chave Pública PGP na seção “Chave Criptográfica” no capítulo “Apêndice”.

* Inclusão de um exemplo de arquivo de configuração Plug-and-Play isapnp.conf na seção “hardware” com exemplo de configuração de uma placa de Som, com a explicação das seções deste arquivo. Este exemplo foi feito para acabar de vez com a dificuldade na configuração de placas Plug-and-Play!

* Modificação da seção “Plug-and-Play” no capítulo “hardware” (penúltimo e último parágrafos para se adequar a nova seção citada acima)

* Inclusão da seção “Verificando a segurança do TCPD e sintaxe dos arquivos” no capítulo “Redes”. Com um exemplo práticos que mostra como testar o controle de acesso aos serviços de rede em seu computador.

* Inclusão da seção “Limpando arquivos de LOGs do sistema” no capítulo “Manutenção”

* Modificação da seção “passwd” do capítulo “Comandos para manipulação de contas”.

* Inclusão da seção “Permissões de Acesso Especiais” no capítulo “permissões de acesso”, explicando o funcionamento das permissões de acesso s, t e X.

* Adicionado detalhes sobre a opção “lba32” do LILO no capítulo “Gerenciadores de Partida”. Esta opção permite ao LILO quebrar a limitação de 1024 cilindros imposto por versões anteriores.

* Mudança do nome da seção “Administração de Rede” do capítulo “Aplicativos para Linux” para “Administração do Sistema”.

* Reorganização do capítulo “Aplicativos para Linux” lançando as seções existentes como subseção de “Aplicativos Básicos”.
* Inclusão da seção “Listagem de Programas para Linux” com uma listagem de 850 programas, a descrição de cada um, organizados em ordem alfabética e subseções.


 

Hit Counter provided by orange county plumbing