Capítulo 2. Explicações Básicas

Índice

O que é Segurança e porque tornar um sistema seguro?
Os 4 pilares da segurança
LPI 303

Este capítulo traz explicações sobre os principais componentes existentes no computador e do sistema operacional Linux.

O que é Segurança e porque tornar um sistema seguro?

Vamos iniciar com uma breve descrição do que é segurança: Segurança - Em tecnologia, significa proteger algo físico ou lógico, permitindo que ele esteja sempre disponível para quem precisa ter acesso. Desta forma uma das tarefas de segurança é o bloqueio contra acessos indevidos.

Mas ai você se pergunta: mas segurança não é apenas proteger? Sim, mas fomos ensinados que segurança esta mais relacionado a bloquear o acesso a algo, mas isso nos faz cair em uma armadilha mental e evitar mecanismos que nos façam proteger a informação para que esteja sempre disponível e principalmente: íntegra. Então abordaremos a segurança no Guia Foca Segurança como ter dados disponiveis no momento que precisa e de forma íntegra.

Pensando desta forma, entenderá que nada adianta seguir a popular frase de que um sistema seguro deve estar fora de um ambiente de rede, dentro de um cofre e desligado da tomada, se houver um incendio no local onde seus dados estão armazenados, eles simplesmente serão perdidos da mesma forma que um ataque cracker!