Montando (acessando) uma partição de disco

Você pode acessar uma partição de disco usando o comando mount.

mount [dispositivo] [ponto de montagem] [opções]

Onde:

dispositivo

Identificação da unidade de disco/partição que deseja acessar (como /dev/hda1 (disco rígido) ou /dev/fd0 (primeira unidade de disquetes).

ponto de montagem

Diretório de onde a unidade de disco/partição será acessado. O diretório deve estar vazio para montagem de um sistema de arquivo. Normalmente é usado o diretório /mnt para armazenamento de pontos de montagem temporários.

-t [tipo]

Tipo do sistema de arquivos usado pelo dispositivo. São aceitos os sistemas de arquivos:

  • ext2 - Para partições GNU/Linux usando o Extended File System versão 2 (a mais comum).

  • ext3 - Para partições GNU/Linux usando o Extended File System versão 3, com suporte a journaling.

  • ext4 - Para partições GNU/Linux usando o Extended File System versão 4, com suporte a journaling.

  • reiserfs - Para partições reiserfs, com suporte a journaling.

  • xfs - Para partições xfs, com suporte a journaling.

  • vfat - Para partições Windows 95 que utilizam nomes extensos de arquivos e diretórios.

  • msdos - Para partições DOS normais.

  • iso9660 - Para montar unidades de CD-ROM. É o padrão.

Na maioria das vezes, caso o sistema de arquivos não seja especificado, o mount utilizará a auto-detecção e montará a partição usando o sistema de arquivos correto. Para mais detalhes sobre opções usadas com cada sistema de arquivos, veja a página de manual mount.

-r

Caso for especificada, monta a partição somente para leitura.

-w

Caso for especificada, monta a partição como leitura/gravação. É o padrão.

Existem muitas outras opções que podem ser usadas com o comando mount, mas aqui procurei somente mostrar o básico para "montar" seus discos e partições no GNU/Linux (para mais opções, veja a página de manual do mount). Caso você digitar mount sem parâmetros, serão mostrados que sistemas de arquivos estão atualmente montados no sistema. Esta mesma listagem pode ser vista em /etc/mtab. A remontagem de partição também é muito útil, especialmente após reparos nos sistema de arquivos do disco rígido. Veja alguns exemplos de remontagem abaixo.

É necessário permissões de root para montar partições, a não ser que tenha especificado a opção user no arquivo /etc/fstab (veja “fstab”).

Exemplo de Montagem:

fstab

O arquivo /etc/fstab permite que as partições do sistema sejam montadas facilmente especificando somente o dispositivo ou o ponto de montagem. Este arquivo contém parâmetros sobre as partições que são lidos pelo comando mount. Cada linha deste arquivo contém a partição que desejamos montar, o ponto de montagem, o sistema de arquivos usado pela partição e outras opções. fstab tem a seguinte forma:

Sistema_de_arquivos Ponto_de_Montagem Tipo    Opções           dump ordem
/dev/sda1           /                 ext3    defaults           0    1
/dev/sda2           /boot             ext3    defaults           0    2
/dev/sda3           /dos              msdos   defaults,noauto,rw 0    0
/dev/hdg            /cdrom            iso9660 defaults,noauto    0    0

Onde:

Sistema de Arquivos

Partição que deseja montar.

Ponto de montagem

Diretório do GNU/Linux onde a partição montada será acessada.

Tipo

Tipo de sistema de arquivos usado na partição que será montada. Para partições GNU/Linux use ext3, reiserfs, xfs (de acordo com o tipo de partição selecionada durante a formatação), para partições DOS (sem nomes extensos de arquivos) use msdos, para partições Win 95 (com suporte a nomes extensos de arquivos) use vfat, para unidades de CD-ROM use iso9660.

Opções

Especifica as opções usadas com o sistema de arquivos. Abaixo, algumas opções de montagem para ext2/3/4 (a lista completa pode ser encontrada na página de manual do mount):

  • defaults - Utiliza valores padrões de montagem.

  • noauto - Não monta os sistemas de arquivos durante a inicialização (útil para CD-ROMS e disquetes).

  • ro - Monta como somente leitura.

  • user - Permite que usuários montem o sistema de arquivos (não recomendado por motivos de segurança).

  • sync é recomendado para uso com discos removíveis (disquetes, zip drives, nfs, etc) para que os dados sejam gravados imediatamente na unidade (caso não seja usada, você deve usar o comando “sync” antes de retirar o disquete da unidade.

dump

Especifica a frequência de backup feita com o programa dump no sistema de arquivos. 0 desativa o backup.

Ordem

Define a ordem que os sistemas de arquivos serão verificados na inicialização do sistema. Se usar 0, o sistema de arquivos não é verificado. O sistema de arquivos raíz que deverá ser verificado primeiro é o raíz "/" (a não ser quevocê tenha um sistema de arquivos de outro tipo que não é montado dentro do diretório raíz e possui seu suporte embutido no kernel).

Após configurar o /etc/fstab, basta digitar o comando mount /dev/hdg ou mount /cdrom para que a unidade de CD-ROM seja montada. Você deve ter notado que não é necessário especificar o sistema de arquivos da partição pois o mount verificará se ele já existe no /etc/fstab e caso existir, usará as opções especificadas neste arquivo. Para maiores detalhes veja as páginas de manual fstab e mount.