Capítulo 15. Rede

Índice

O que é uma rede
Protocolo de Rede
Endereço IP
Classes de Rede IP
Referência rápida de máscara de redes
Para instalar uma máquina usando o Linux em uma rede existente
Endereços reservados para uso em uma rede Privada
Interface de rede
A interface loopback
Atribuindo um endereço de rede a uma interface (ifconfig)
Roteamento
Configurando uma rota no Linux
Resolvedor de nomes (DNS)
O que é um nome?
Arquivos de configuração usados na resolução de nomes
Executando um servidor de nomes
Serviços de Rede
Serviços iniciados como Daemons de rede
Serviços iniciados através do inetd
Segurança da Rede e controle de Acesso
/etc/ftpusers
/etc/securetty
O mecanismo de controle de acessos tcpd
Firewall
Outros arquivos de configuração relacionados com a rede
/etc/services
/etc/protocols
Camadas de Rede
RFCs de referência sobre protocolos de rede

Este capítulo descreve o que é uma rede, os principais dispositivos de rede no GNU/Linux, a identificação de cada um, como configurar os dispositivos, escolha de endereços IP, roteamento.

Parte deste capítulo, uns 70% pelo menos, é baseado no documento NET3-4-HOWTO. (seria perda de tempo reescrever este assunto pois existe um material desta qualidade já disponível).

O que é uma rede

Rede é a conexão de duas ou mais máquinas com o objetivo de compartilhar recursos entre uma máquina e outra. Os recursos podem ser:

  • Compartilhamento do conteúdo de seu disco rígido (ou parte dele) com outros usuários. Os outros usuários poderão acessar o disco como se estivesse instalado na própria máquina). Também chamado de servidor de arquivos.

  • Compartilhamento de uma impressora com outros usuários. Os outros usuários poderão enviar seus trabalhos para uma impressora da rede. Também chamado de servidor de impressão.

  • Compartilhamento de acesso a Internet. Outros usuários poderão navegar na Internet, pegar seus e-mails, ler noticias, bate-papo no IRC, ICQ através do servidor de acesso Internet. Também chamado de servidor Proxy.

  • Servidor de Internet/Intranet. Outros usuários poderão navegar nas páginas Internet localizadas em seu computador, pegar e-mails, usar um servidor de IRC para chat na rede, servidor de ICQ, etc

Com os ítens acima funcionando é possível criar permissões de acesso da rede, definindo quem terá ou não permissão para acessar cada compartilhamento ou serviço existente na máquina (www, ftp, irc, icq, etc), e registrando/avisando sobre eventuais tentativas de violar a segurança do sistema, firewalls, pontes, etc.

Entre outras ilimitadas possibilidades que dependem do conhecimento do indivíduo no ambiente GNU/Linux, já que ele permite muita flexibilidade para fazer qualquer coisa funcionar em rede.

A comunicação entre computadores em uma rede é feita através do Protocolo de Rede.